EM MEIO À CRISE

Turismo: Maceió está em alta entre destinos nacionais

Por Extra 25/07/2018 - 14:01

ACESSIBILIDADE

Foto: Piscinas naturais da Pajuçara
Foto: Piscinas naturais da Pajuçara

Com a crise econômica e o dólar mais caro no primeiro semestre, os brasileiros preferiram fazer turismo dentro do país. De acordo com levantamento feito pelo site de buscas de viagens Kayak, os preços dos destinos internacionais estavam, em média, mais salgados, o que atraiu a atenção dos viajantes para destinos nacionais – que foram os que mais cresceram em buscas no período.

"Em 2016, tivemos uma queda de buscas por destinos internacionais e, na segunda metade de 2017, uma retomada dessa procura. Agora, houve uma nova inversão: com a instabilidade do câmbio e a alta do dólar, os preços das viagens para o exterior aumentaram bastante", confirma Eduardo Fleury, Líder de Operações do Kayak no Brasil.

A busca por passagens na Ponte Aérea Rio-São Paulo continuou alta, assim como nos trechos para as principais capitais do Nordeste. Entre os destinos que mais cresceram nas buscas, uma surpresa: Maceió, capital de Alagoas, se destaca em primeiro lugar, com 122% de aumento.

"A cidade não é um destino que está entre os tradicionais preferidos do brasileiro e, portanto, não tem um volume de buscas tão alto normalmente. Contudo, alguns hotéis vêm sendo inaugurados em Alagoas nos últimos meses, o que sugere uma atenção maior do destino para o turismo", diz Fleury, que também destaca a posição da capital cearense no ranking.  Fortaleza ultrapassou Salvador e conquistou o terceiro lugar. O turismo local tem recebido uma série de investimentos e, com novas conexões para a Europa, a relevância do destino deve crescer ainda mais nos próximos meses.

Entre os destinos internacionais, Lisboa aparece em primeiro lugar, seguido por roteiros clássicos dos Estados Unidos, como Miami, Orlando e Nova York. Mas a pesquisa destaca o crescimento de viagens pela América Latina, com alta procura por viagens para Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e até mesmo Cancún, no México. Uma tendência que deve se manter por mais algum tempo.

"É difícil prever o comportamento dos viajantes nos próximos meses pois o câmbio continua muito instável", analisa Fleury. 

Confira os destinos mais procurados e aqueles cujas buscas mais cresceram no primeiro semestre, de acordo com o site de buscas de viagem:

 Destinos mais buscados

Nacionais:

1 - São Paulo

2 - Rio

3 - Fortaleza

4 - Salvador

5 - Recife

Internacionais:

1 - Lisboa

2 - Miami

3 - Orlando

4 - Nova York

5 - Buenos aires


Destinos em alta

Nacionais:

1 - Maceió +122%

2 - Fortaleza +101%

3 - Porto Alegre +94%

4 - Natal +88%

5 - Recife +87%

Internacionais:

1 - Santiago +75%

2 - Buenos Aires +59%

3 - Cancún +54%

4 - Lisboa +51%

5 - Boston +39%


Encontrou algum erro? Entre em contato